No dia 25 de Janeiro, realiza-se o I Encontro Cluster do Turismo - (Re)Pensar as Pessoas do Turismo em Portugal: Estratégias, Prioridades e Acções, no WIP Lisbon Events. Em formato presencial e online, vai reunir aproximadamente, 40 entidades do “cluster” turístico. no país. O evento conta com o apoio do Turismo de Portugal.
Em 2015, o Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020 iniciou a recolha de testemunhos sobre quais deveriam ser as prioridades na Gestão de Pessoas no nosso país. Depois de um ano de profundo estudo que deu origem ao “Quadro Estratégico para a Gestão de Pessoas em Portugal” (QEGP), já publicamente divulgado, chega agora a hora de promover a reflexão sobre estratégia e acção, em diversos quadrantes.
Pela natureza da conjuntura socioeconómica vivida em Portugal, com uma forte aposta no Turismo, identificou-se este “cluster” como crítico para o desenvolvimento da economia nacional, assim como fundamental o desenvolvimento dos conhecimentos e práticas dos seus actores.
O Pessoas@2020 servirá de “host” aos “stakeholders” do sector turístico para, de forma independente, proporcionar, organizar e dinamizar reflexão estratégica, troca de ideias, partilha de práticas e realização de “benchmarking”.
Entre as 15h e as 19h, em work stations para grupos de trabalho, terão lugar:
▪ Mesas redondas, subordinadas a temas previamente definidos, pelas quais passarão todos os
participantes;
▪ Dotadas de dinamizadores – um da Comissão Organizadora e outro especialista em facilitação de
grupos de trabalho
▪ A exposição e debate terão tempos específicos (tipo “pitch”), sendo dinamizados por facilitadores
sénior e registo por relatores
▪ Temáticas-macro:
✓ Adequação dos Programas de formação/ensino à realidade do setor
✓ Atracção de Talento
✓ Retenção de Talento
✓ Liderança (intermédia e de topo)
✓ Novas competências/novas profissões/novos perfis profissionais
Pretende-se que o Encontro tenha uma regularidade anual e, semestralmente, seja efectuado um “follow-up” para monitorização das medidas e indicadores saídos do mesmo.
Em 2015, o Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020 iniciou a recolha de testemunhos sobre quais deveriam ser as prioridades na Gestão de Pessoas no nosso país. Depois de um ano de profundo estudo que deu origem ao “Quadro Estratégico para a Gestão de Pessoas em Portugal” (QEGP), já publicamente divulgado, chega agora a hora de promover a reflexão sobre estratégia e acção, em diversos quadrantes.
Pela natureza da conjuntura socioeconómica vivida em Portugal, com uma forte aposta no Turismo, identificou-se este “cluster” como crítico para o desenvolvimento da economia nacional, assim como fundamental o desenvolvimento dos conhecimentos e práticas dos seus actores.
O Pessoas@2020 servirá de “host” aos “stakeholders” do sector turístico para, de forma independente, proporcionar, organizar e dinamizar reflexão estratégica, troca de ideias, partilha de práticas e realização de “benchmarking”.
Entre as 15h e as 19h, em work stations para grupos de trabalho, terão lugar:
▪ Mesas redondas, subordinadas a temas previamente definidos, pelas quais passarão todos os
participantes;
▪ Dotadas de dinamizadores – um da Comissão Organizadora e outro especialista em facilitação de
grupos de trabalho
▪ A exposição e debate terão tempos específicos (tipo “pitch”), sendo dinamizados por facilitadores
sénior e registo por relatores
▪ Temáticas-macro:
✓ Adequação dos Programas de formação/ensino à realidade do setor
✓ Atracção de Talento
✓ Retenção de Talento
✓ Liderança (intermédia e de topo)
✓ Novas competências/novas profissões/novos perfis profissionais
Pretende-se que o Encontro tenha uma regularidade anual e, semestralmente, seja efectuado um “follow-up” para monitorização das medidas e indicadores saídos do mesmo.